Todas as escolas têm um nome. São instituições vivas, congregam acervo histórico respeitável, abrigaram sonhos, projetos pessoais, lutas e conquistas. Em regra, empresta-se à escola o nome de uma personalidade que deve ser reverenciada e homenageada. Tributo que os viventes prestam à memória dos antepassados, aqueles que permitiram que a civilização chegasse até nossos dias.
Nem sempre o Patrono da Escola é objeto dessa veneração. Embora exista uma lei estadual, a Lei 1245, de 23.12.1976, que determina se comemore nos estabelecimentos públicos do Estado o dia dos respectivos patronos. Se isso vale para “todos os estabelecimentos públicos”, maior a razão de ser da celebração nas escolas. Elas constituem a oficina do contínuo aprendizado, da transmissão do saber, da formação integral da personalidade, do treino para o trabalho e para a cidadania.
É importante que essa lei venha a ser cumprida no Estado de São Paulo. Há colégios em que a iniciativa da liderança já comemora a data. Um bom exemplo é a Escola Estadual Joaquim Vilela de Oliveira Marcondes, cujo Diretor, Alexandre Marcos Lourenço Barbosa e sua equipe, chegou a publicar revista comemorativa, enaltecendo a figura do patrono.
Se Guaratinguetá pode, outros municípios também têm condições de fazê-lo. E isso deve ser divulgado, com envolvimento da comunidade, pois a educação paulista possui uma história digna de justificado orgulho. Há muito a comemorar, a despeito das dificuldades, considerados os índices obtidos pelo alunado, estimulado por professores devotos e apaixonados por seu ofício. Tudo melhorou no aprendizado bandeirante, nada obstante o longo caminho a ser percorrido para atingir os níveis dos Países mais adiantados.
Vamos celebrar o “Dia do Patrono”, de preferência na data natalícia do homenageado, com exposições, concursos, manifestações culturais e tudo o mais que faça o alunado e o magistério ter ainda mais respeito por sua escola, o nicho de afetividade que nos prepara e que nos acompanhará por toda a nossa existência terrena.
Fonte: Diário de S. Paulo | Data: 24/03/2016
JOSÉ RENATO NALINI é secretário da Educação do Estado de São Paulo. E-mail:imprensanalini@gmail.com.