DESAFIOS PARA A ECONOMIA BRASILEIRA

Ainda sem os números fechados pelo IBGE, o Índice da Atividade Econômica do Banco Central, indica um crescimento da economia brasileira em 2018, de 1,15%, ante um crescimento de 0,93% em 2017.

O recuo do Setor de Serviços que responde por mais que 72% do PIB – Produto Interno Bruto, com um desempenho negativo de 0,1% em 2018, influenciou esse desempenho que ficou abaixo das expectativas.

Aliás, para se ter registro da dimensão da catástrofe econômica dos últimos anos, no período de 2010 a 2016, cujos reflexos se estenderam no desempenho da economia, mostram que em 2017, o Setor de Serviços acumulou uma perda de 11,1% em quatro anos.

Uma frase já foi repetida por diversas vezes, ratifica que “O Brasil, efetivamente, não é um País para ser conduzido por amadores.”, tal a complexidade de dirigir uma nação com a quinta maior população mundial; o quinto maior território e a 8º maior PIB do mundo, com grandes e complexos problemas, como a desestrutura de saneamento básico, saúde, educação, segurança pública, infraestrutura, concentração da renda, além de Estados semi-falidos.

A realidade que todos conhecemos, exige do Presidente da República e seus Ministros, além do Congresso Nacional e Judiciário, uma concentração de esforços permanentes, sem abstrações; exige competência, sensatez, equilíbrio emocional, energia, sabedoria, desprendimento e prudência, mas também e principalmente, ações corretivas, dinâmicas e necessárias para que o País recupere o tempo perdido, com irreparáveis prejuízos que, se não atingiu a todos, provocou grandes perdas aos trabalhadores e empresários em todo Território Nacional e ao País.

A função do Executivo Federal requer o reconhecimento de que o Estado seja maior que seus egos e que estão posicionados  para servir e encontrar soluções para os problemas nacionais e avançar, modernizar e estruturar o País para um desenvolvimento econômico sustentável.

MESSIAS MERCADANTE DE CASTRO é Professor da UNIANCHIETA e autor do livro “O Gerenciamento da Vida Pessoal, Profissional e Empresarial” – Ed. M. Books-SP e Gestor de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia de Jundiaí. E-mail: messiasmercadante@terra.com.br