Cidadão: diga presente

O mundo atual não pode prescindir da participação de todos na discussão de problemas que, indistintamente, afetam a todos. Não há mais condição de se isolar e fazer de conta que nada acontece. Quem não estiver atento ao que acontece em sua volta poderá ser levado pelo redemoinho das mudanças e perder completamente o rumo.

Promissor, diante dessa constatação, o convite que o governo do Estado de São Paulo fez estes dias, usando a mídia para convocar a cidadania a inovar nos serviços públicos destinados a servi-la. O anúncio #pitchgovsp pede a ajuda para prestar serviços públicos inovadores. “Se você tem uma sartup (MEI, EI, ME ou EPP) e ideias na cabeça, acesse o site e conheça o PitchGovSP”.

O propósito é receber projetos para melhorar os serviços públicos em educação, saúde ou outras soluções inovadoras que facilitem a vida do cidadão, seja por meio de um aplicativo de celular, seja por mudanças em processos de governo.
As inscrições já estão abertas e vão até 18 de outubro. Basta acessarhttp://www.pitchgov.sp.gov.br. E o Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, nesta gestão, também solicitou a todos – público interno e público externo – colaboração para a proposta de boas ideias. O mundo cada vez mais judicializado precisa de criatividade para fazer face à demanda por Justiça. Como tornar viável a ideia de conciliação, de pacificação, de negociação que evite ou ponha fim aos intermináveis processos judiciais?

Estamos caminhando rumo à saudável utilização das redes sociais para alcançar os objetivos globais da humanidade. Na mesma linha, propõe-se o acesso universal à internet a todas as pessoas, pois ela tem função primordial no combate à injustiça, no compartilhamento de novas ideias e no auxílio a empreendedores na geração de empregos. Por enquanto, metade das pessoas está privada de acessá-la, principalmente mulheres e meninas. Vamos responder presente e prestigiar, tanto a iniciativa de SP, como a do grupo que luta pela disseminação do uso da internet. Basta conectar #connecttheworld #objetivosglobais e dar seu apoio ahttp://www.one.org/connecttheworld.