Comércio eletrônico no Brasil

O comércio online ou via internet apresentou um grande salto no ano passado com um crescimento de mais de 26% em relação ao ano anterior, o que corresponde a 11 bilhões de dólares. Mostrando que a classe media, ou a nova classe media, entrou de cabeça nesse novo setor do mercado brasileiro.

De acordo com a Câmara Brasileira de Comércio, 9 milhões de novos consumidores engrossaram a população de 32 milhões de brasileiros, que fizeram pelo menos uma transação comercial via internet no ano passado. As pesquisas mostram ainda que os consumidores estão aumentando o valor de suas compras rapidamente.

Quem liderou o comércio eletrônico no Brasil em 2011 foram os eletrodomésticos com 15%, seguidos dos computadores com 12%, eletrônicos 8% e artigos de moda e beleza 7%. Para esse ano, espera-se que esse crescimento continue, ao menos, no mesmo ritmo e com a expectativa de se atingir a 12,7 bilhões de dólares.

Esse crescimento vem confirmar o comportamento do mercado interno de um modo geral, fruto da ascensão de milhões de pessoas a um novo patamar do poder aquisitivo.

Com uma população de 203 milhões, estima-se que 78,5 milhões de brasileiros têm acesso a Internet segundo o Ibope, isso significa a quinta colocação entre os países com mais internautas, atrás apenas da China, Estados Unidos, Índia e Japão e à frente de países como a Alemanha, Rússia, Reino Unido, França e outros. Não é sem motivo que o mundo virtual está voltando seus olhos pra cá, não só para o comércio eletrônico nos mais variados setores, com também com grandes e sólidos investimentos na área de equipamentos, como fez recentemente a Foxconn.

 

Fonte: www.tipnews.info