BIG BROTHER BRASIL 14

Um dos virais mais vistos na Internet foi protagonizado pelo jornalista e
apresentador Pedro Bial. Em entrevista, menciona que também assiste os
programas ruins da TV para poder aprender. No mesmo círculo de diálogo,
prontamente José Bonifácio Sobrinho, o Boni, ex-superintendente da Rede
Globo, lhe diz; “Então você assiste o Big Brother?” De fato, o BBB 14 é uma
síntese do que há de pior na TV brasileira. Chega a ser difícil encontrar
palavras adequadas para qualificar tamanho atentado à nossa modesta
inteligência. Trata-se de desserviço prestado pela Rede Globo, que parece
ter chegado ao fundo do poço. Em seu campeão de audiência, um “Reality
Show”, o importante é a futilidade e a intriga, transformando pessoas comuns
em protótipos dos telespectadores que desejam atingir. É uma insensatez o
jornalista Pedro Bial, que no passado teve seu nome a frente de coberturas,
entrevistas e programas memoráveis sujeitar-se há tantos anos de uma pauta
tão fútil. Não é incomum o apresentador chamar os participantes de “nossos
heróis”. Lamentável distorção no emprego da palavra. Um atentado aos
verdadeiros heróis nacionais, dentre os quais os desabrigados das últimas
chuvas, gente honesta de renda mínima, minorias, e até nossos
extraordinários baluartes. Colaboram com isso na construção de um País de
mentiras. Na verdade a Rede Globo é uma empresa que vive de lucro. Para
fazer esse papel mira nos telespectadores brasileiros de forma
descomprometida, sem a principal razão de seu objeto empresarial que é
educar, divertir e informar. A audiência nacional que tolera tais absurdos,
não o faz por falta de opção, já que a TV brasileira oferece programas de
alta qualidade, o faz sim por se tratar de algo apelativo e de alta
penetração nos lares. Na maior parte, uma rede de TV vive das contribuições
de seus anunciantes. É surpreendente como grandes marcas podem emprestar seu
nome a esse show de futilidades. Grandes marcas precisam dar exemplo. No
meio empresarial há muitos anos, assisti importantes corporações se
destruírem por conta de exemplos deploráveis. Lucro que vem fácil se
transforma em prejuízo a imagem. Julgo uma grande perda de oportunidade,
pois trato de uma corporação de projeção mundial, que ao longo dos anos
acumulou merecidos prêmios. A Rede Globo possui estrutura e vocação para
trazer ao público brasileiro informação e entretenimento contribuindo a
educação necessária para a prosperidade do Brasil. Pobres empresários míopes
e imediatistas.