O INÍCIO DE UM ANO NOVO

O amanhecer de um novo ano é sempre acompanhado de esperanças de que o presente e o futuro serão melhores em relação ao passado. É muito bom e positivo que tenhamos todos essas expectativas.

Os desempregados iniciaram o ano com uma acentuada procura por empregos; os empresários, conectados dinamicamente ao mercado, objetivando o equilíbrio e alavancagem econômico-financeiro dos seus negócios; os detentores de reservar financeiras, mais antenados no custo de oportunidade, considerando as significativas alterações de cenários para os mercados financeiro e de capitais. Enfim, os Agentes Econômicos, mais animados com 2020, estão mais ativos e entusiasmados.

De fato, as variáveis econômicas são positivas e levam a um maior nível de confiança de empresários, trabalhadores, consumidores e investidores.

O crescimento do PIB – Produto Interno Bruto de 2019 deve ter fechado com um crescimento entre 1% e 1,3%. As projeções para este ano indicam um crescimento de cerca de 2,5%.

A inflação de 4,31% no ano passado tende a ser mais baixa neste ano ou, na pior das hipóteses, ser mantida no mesmo nível, o que permitirá a manutenção dos juros básicos da economia – a taxa SELIC, no mesmo patamar atual de 4,5% ao ano, a menor em toda a série histórica e a mais próxima, em todo tempo, dos juros reais praticados nos países desenvolvidos.

Com reservas internacionais, aproximadamente de US$ 357 bilhões e fundamentos econômicos mais estruturados, perdemos, no final do ano passado, como saldo, uma saída de poupança externa de cerca de US$ 47 bilhões, sem que provocasse efeitos negativos na economia.

Por fim, com a Reforma da Previdência Social já consolidada e a previsão de encaminhamento das Reformas Administrativa com pacto federativo e a Tributária, o País efetivamente poderá experimentar um cenário econômico de crescimento sustentável.

MESSIAS MERCADANTE DE CASTRO é professor da UNIANCHIETA e autor do livro “O Gerenciamento da Vida Pessoal, Profissional e Empresarial” – Ed. M. Books – SP e Gestor de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia de Jundiaí.
Email: messiasmercadante@terra.com.br