O Google anunciou nesta quarta-feira, 4 de abril, o “Projeto Óculos” (“Glass Project”) após intensas especulações a respeito.
O Projeto, uma verdadeira visão futurista de um novo equipamento portátil, se assemelha mais à ficção científica do que à nossa realidade, e não por acaso está sendo chamado de Óculos de Realidade Aumentada.
Segundo a CNNMoney, o dispositivo teria as mesmas funcionalidades de um smartphone transformado em óculos.
A lente especial mostraria tudo, mensagens de texto, mapas e vídeos. Teriam uma câmara para gravar vídeos e captar imagens. Poderiam ainda fornecer a sobreposição de dados, aumentando a visão do usuário, com informações adicionais. Tudo isso através de um simples comando de voz ou movimento dos olhos (forbes.com).
Os “Óculos” seriam conectados à Internet sem fio e alimentados por um smartphone com o sistema operacional Android.
O projeto ainda está em fase inicial e nasceu no Laboratório Google X, que é um centro de pesquisa futurista, o mesmo que está desenvolvendo o carro sem motorista e o elevador espacial.
O design parece que saiu de um filme de ficção, nada parecido ao que conhecemos como óculos, possui uma câmara e uma pequena lente sobre o olho direito e não possui lente do lado esquerdo. O objetivo é oferecer todas as informações e interações via Web e aplicativos, sem interferir com as atividades da vida normal do usuário.
Segundo representante da empresa, agora tudo pode parecer muito enigmático, mas é um dispositivo revolucionário, da mesma forma que o smartphone há dez anos atrás, e hoje passou a ser um aparelho usual e necessário.
Da mesma maneira que a publicidade no celular é uma estratégia relativamente nova e já responde por uma fatia relativamente importante no faturamento do Google, os Óculos de Realidade Virtual poderiam ser uma grande alternativa para a publicidade móvel, na próxima década.
Acredita-se que poderão ser lançados ainda este ano e o seu preço estaria em torno de 600 dólares.
A tecnologia da informação avança em um ritmo frenético, tanto as criações de novos equipamentos (hardware) como os sistemas de linguagens (software). Já nos acostumamos a receber mensagens frequentes para a instalação de novas versões e melhorias dos sistemas em nossos equipamentos, as atualizações.
Hoje seria inconcebível principalmente o trabalho, mas até o lazer sem essa tecnologia. O mundo está conectado e online. Comunicamo-nos gratuitamente de maneira pessoal, com som e imagem, com parentes ou amigos que estão do outro lado do mundo, o que há uma década atrás só era possível por cartas ou telefone, com alto custo.
Socializou-se o conhecimento, a ciência e as notícias estão ao alcance de todos. O correio eletrônico (email) mudou completamente a forma de nos comunicar. E as redes sociais? – quebraram as fronteiras do mundo para as amizades e são capazes de replicar uma informação na velocidade da luz!
A tecnologia da informação já mudou a história da humanidade em uma pequeníssima fração do tempo, e como tudo que o homem maneja, pode ser usada para vários fins, mas os benefícios alcançados superam imensamente os fatores negativos.