Protagonismo regional

Em março de 1865, Jundiaí foi elevada à condição de cidade. Uma data histórica. Decorridos quase 150 anos, muitas mudanças ocorreram. Influenciado pelo espírito de luta e perseverança, legado da colonização italiana, o município cresceu. Hoje ocupa posição de destaque no cenário regional, desenvolvendo-se de forma ordenada e sustentável. Porém, não perdeu características peculiares: o ar bucólico, o orgulho de suas tradições, de seu povo e de seu passado.

Cercada pela exuberância do verde da Serra do Japi, conhecida como a Terra da Uva e do Morango, resultado da pujança na agricultura e do solo fértil, Jundiaí, referência na área tecnológica no estado, concilia passado, presente e futuro de maneira equânime.

Com uma população estimada em 374.731 habitantes, localização privilegiada, distante apenas 49 quilômetros da capital, São Paulo, a cidade é dotada de excelente logística e infraestrutura. Classificada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em de dezembro de 2011, como a 23ª economia do país, foi recentemente referendada pela Austin Rating – agência de classificação de risco de crédito – como sendo uma das melhores cidades do mundo para se investir.

Região próspera, com representatividade política e econômica, tem investido de maneira acentuada na geração de frentes de trabalho e no estímulo à instalação de novos empreendimentos que possibilitem o aproveitamento da mão-de-obra qualificada e, ao mesmo tempo, que tenham como visão de longo prazo a oferta de cursos de formação profissional.

Respeitadas as peculiaridades da região, Jundiaí vem se destacando a cada ano em inúmeros setores. A cidade, de economia diversificada, integra a primeira aglomeração urbana do estado de São Paulo, projeto de extrema relevância, que se traduzirá em melhorias de qualidade de vida para um universo de 850 mil pessoas. Uma medida inteligente para formatar os investimentos.

Atualmente há 1.300 empresas instaladas no município, voltadas aos mais diversos segmentos.  Motivos para comemorar não faltam: é considerada a melhor cidade brasileira em saneamento básico, no ano passado, pelo Instituto Trata Brasil, a 2ª em Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), entre aquelas com mais de 300 mil habitantes, 9ª economia do Estado e 1ª colocada no Estado de São Paulo e 5º lugar no ranking nacional no Índice Brasil de Cidades Digitais, pelo Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações (CPqD). Jundiaí também faz jus à excelência na gestão pública. Recentemente, a prefeitura foi contemplada com a nota A no quesito gestão de contas públicas pela Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan).

Os indicadores corroboram para que se continue trilhando os melhores caminhos. No entanto, ainda há muitos desafios pela frente.  É preciso refletir profundamente sobre o quê de fato deixaremos para a atual e para as próximas gerações, sempre com ênfase no bem-estar dos cidadãos, incrementando projetos futuros que tenham como foco a sustentabilidade.