Segundo o dicionário Aurélio, dogma se define como verdade indiscutível da crença, parte fundamental da fé, essência da diferença entre a felicidade infinita para o discípulo fiel e a fogueira eterna para o herege.
A Bíblia assegura aos cristãos que Deus pode tudo e que a montanha só não foi removida por insuficiência de fé…
Já axioma é definido como uma proposição óbvia, que não precisa ser provada ou demonstrada porque satisfaz à mais elementar inteligência humana.
Em outras palavras, é o mais incontestável e definitivo “porque sim!” que se pode ter.
Geralmente se apresenta, ligeiro e arrogante como os que têm certeza, diante da menor insinuação do “por que?”.
“O todo é maior que a parte”. Alguém duvida?
“Se ‘dois’ é a soma de dois ‘uns’, então a metade de ‘dois’ é ‘um’”. Tá certo? Claro que tá…
As alterações recentes na celebração de missas da igreja católica em algumas dioceses do interior paulista, durante o inverno, diante do receio – não confundir com pouca fé! – de contaminação pelo vírus da gripe entre os paroquianos, exemplificam bem o conflito mal resolvido entre o inconformismo da razão e a submissão cega à crença.
O vírus influenza A, subtipo H1N1, também conhecido como A (H1N1), é um dos parentes da casta Influenzavirus A.
É também a maior causa da gripe em humanos, e se propaga com mais facilidade no frio do inverno.
A letra H se refere à proteína hemaglutinina, e a letra N à proteína neuraminidase.
Foi esse pequeno micróbio – que infecta até bactérias – que deu origem, por mutação, a várias cepas, incluindo a da gripe espanhola (hoje extinta), gripe suína e várias outras estirpes que atacam as aves – na infame gripe aviária.
Assim, enquanto o frio persistir, o clero contribui para a preservação da saúde de seu rebanho, suspendendo o abraço da paz de Cristo, a oração do pai-nosso executada de mãos dadas e a entrega da hóstia diretamente na boca dos comungantes, enquanto tenta manter a paróquia cheia e a salubridade da água benta.
Tendo sido o homem criado à imagem e semelhança de Deus, também deve ter herdado seu intelecto, e a adaptação racional às circunstâncias é obrigação a ser exercitada pelo divino ser humano.
Afinal, todos nós gostaríamos de ver Deus, mas ainda achamos cedo pra subir ao paraíso, eis que Céu – mais que Paris – sempre haverá!
E nem deve ser pecado ficar indeciso entre a cruz da imunização pela fé e a espada contra o paganismo sem preconceito de algum vírus mal intencionado…